Bard recebe suporte ao modelo Gemini Pro
Se utiliza o Google Bard como alternativa ao ChatGPT da OpenAI, existem agora boas notícias. A Google acaba de confirmar uma nova atualização para o seu chatbot, que integra o mais recente modelo LLM da empresa no mesmo.
O Gemini Pro, um dos modelos mais avançados de IA da Google, encontra-se agora disponível para mais idiomas dentro do Google Bard, de onde se encontra o Português de Portugal. Desta forma, Portugal junta-se na lista de países onde a funcionalidade é suportada, atualmente em mais de 40 idiomas diferentes e 230 países.
Esta melhoria vai permitir o suporte a várias novidades que foram reveladas pela empresa em Dezembro, quando o Gemini Pro foi oficialmente lançado ao público.
O modelo LLM Gemini é uma rede neural de linguagem grande (LLM) desenvolvida pela DeepMind, um laboratório de pesquisa de IA do Google. Ele é considerado o modelo de IA mais capaz da Google até o momento, superando em desempenho outros modelos em diversas tarefas acadêmicas. Com esta novidade, a Google considera que o Bard supera agora os seus principais rivais no mercado, tanto a nível de alternativas gratuitas como pagas.
A empresa Large Model Systems Organization, que regularmente analisa os modelo de IA no mercado, indica que o Bard com o novo Gemini Pro é atualmente uma das soluções mais avançadas no mercado, tendo dado um salto impressionante a nível das respostas fornecidas em várias áreas. Isto pode dar uma vantagem ao Bard no que respeita às respostas fornecidas, e alguns consideram que pode mesmo passar a ser uma alternativa consideravelmente mais atrativa face ao principal rival: o ChatGPT.
O Bard encontra-se disponível gratuitamente no site da empresa, em bard.google.com