Apple captura 50% das receitas globais de vendas dos smartphones
Durante todo o ano de 2023, a Apple conseguiu capturar mais de 50% do mercado com as receitas de vendas de smartphones. Estes são os dados mais recentemente revelados pela empresa de análise do mercado Counterpoint Research.
De acordo com a mesma, o ano de 2023 foi o primeiro em que a Apple conseguiu atingir a marca de 50% de todas as receitas geradas a nível global no mercado dos smartphones. Em geral, o mercado registou mais de 410 mil milhões de dólares em receitas de vendas de smartphones, com uma queda para 1.17 mil milhões de unidades enviadas.
Além de ter conseguiu atingir uma marca recorde a nível das receitas, a Apple também conseguiu superar a Samsung a nível das unidades enviadas para o mercado. A Apple atingiu uma marca de 20% dos envios globais, enquanto que a Samsung ficou apenas nos 19%.
Em parte, a Counterpoint afirma que estes resultados da Apple foram incentivados pelo mercado se encontrar mais na tendência de modelos premium, com as vendas a aumentarem neste setor. Tendo em conta que a Apple é conhecida pelos seus dispositivos premium, isto dá uma certa vantagem à empresa no mercado em geral.
A média do preço de venda dos dispositivos da Apple encontra-se nos 890 dólares, um aumento de 2% comparativamente ao registado em anos anteriores.
A empresa registou ainda crescimentos consideráveis em mercados emergentes, como a Índia, América Latina e África. No entanto, a maior parte da receita da empresa ainda é originária dos EUA.
A empresa de análise do mercado indica que os contratempos verificados nas linhas de produção da Apple na China podem ter incentivado as vendas e produção em diferentes mercados.
Ao mesmo tempo, dentro do mercado global de smartphones, os dispositivos premium encontram-se a ficar cada vez mais acessíveis, e ao mesmo tempo, apontam um estatuto de destaque para os consumidores que procura este género de modelos.