Mark Zuckerberg deixa críticas contra Apple e as suas medidas para a Lei dos Mercados Digitais
As autoridades Europeias encontram-se a preparar para aplicar a nova Leis dos Mercados Digitais, que vai obrigar algumas das maiores empresas no mercado a realizarem ajustes. Uma destas empresas será a Apple, que já se encontra a preparar para alterar drasticamente o funcionamento de alguns dos seus sistemas.
No entanto, para a Meta, e mais concretamente para Mark Zuckerberg, as medidas da Lei dos Mercados Digitais encontra-se a ser aplicada incorretamente por parte da Apple.
Durante a revelação dos seus resultados financeiros aos investidores, Zuckerberg deixou duras críticas na forma como a Apple se encontra a aplicar medidas para ir de acordo com a Lei dos Mercados Digitais, considerado as mesmas como “complicadas” para quem pretenda usar plataformas alternativas.
De relembrar que as novas medidas europeias vão obrigar a que a Apple tenha de permitir a utilização de lojas de aplicações de terceiros nos seus sistemas, e de permitir a instalação de apps a partir de fontes não oficiais da mesma.
No entanto, existem várias regras que os programadores devem seguir para permitir que as suas apps sejam fornecidas em plataformas alternativas da App Store, o que parece encontrar-se no centro de críticas pela Meta.
Zuckerberg afirma que as novas medidas da Apple dificilmente irão levar os programadores a usarem plataformas diferentes da App Store para fornecerem as suas apps. Em parte, isso deve-se às regras que a Apple ainda se encontra a forçar para que tal seja permitido.
De notar que a Meta não é a única entidade contras as medidas da Apple neste sentido. A Microsoft também já deixou críticas contra as mesmas, ao que se junta a Epic Games, que refere vir a continuar a batalha contra a empresa, e considerando as suas práticas como “ilegais”.