Falsos sites de notícias estariam a realizar propaganda à China
Foi recentemente descoberto que mais de 100 sites falsos de notícias na internet, com forte presença em mercados como a Europa e América Latina, podem ter sido criados com o único objetivo de propagar conteúdo a favor da China para diferentes países.
De acordo com a Reuters, foi recentemente descoberta uma rede online, com mais de 100 sites diferentes, que se apelidam de fontes de notícias na internet, mas possuem como objetivo realizar propaganda para o governo da China. Estes sites terão sido criados como parte de uma larga campanha de propaganda das autoridades chinesas, e encontram-se relacionados com uma firma de relações-públicas sediada em Beijing.
Os investigadores apontam que os sites terão recolhido conteúdos legítimos de diversas fontes, mas no processo terão também partilhado conteúdos com propaganda ao governo da China.
No entanto, apesar de a campanha estar ativa faz alguns meses, os investigadores acreditam que o alcance dos sites descobertos terá sido bastante reduzido, tendo em conta que os mesmos possuíam conteúdos de baixa qualidade para os visitantes, e focavam-se sobretudo em roubar conteúdos de outras fontes legítimas de notícias gerais.
Ao mesmo tempo, os sites teriam ainda conteúdos de teorias contra o governo dos EUA e a pandemia, focando-se na partilha deste formato de conteúdos por entre a propaganda da China.
Os investigadores foram capazes de identificar que as campanhas dos sites terão começado em meados de 2020, intensificando-se durante o período da pandemia. Alguns dos sites teriam ainda dados de contacto, mas que se encontram inacessíveis.
Ao mesmo tempo, vários dos domínios usados pelos sites foram também, entretanto, removidos ou descontinuados, com os sites arquivados ou desligados completamente.