18 hospitais na Roménia offline devido a ataque ransomware
Cerca de 18 hospitais na Roménia foram durante o início desta semana alvo de um ataque ransomware, que colocou em baixo a infraestrutura interna das organizações, usada para a gestão dos pacientes e outros tratamentos.
Durante o fim de semana, o sistema Hipocrate Information System (HIS), usado pelas entidades de saúde no pais, foi algo de um largo ataque externo, que terá comprometido o sistema e as informações presentes no mesmo. Derivado do ataque, o sistema teve de ser colocado offline, o que prejudicou as operações de pelo menos 18 hospitais na região.
O ataque terá sido identificado entre os dias 11 e 12 de Fevereiro, nos sistemas usados para a produção do HIS. Como parte do ataque, alguns dos conteúdos foram encriptados, e consequentemente, o sistema teve de ser colocado offline para prevenir danos maiores.
As autoridades afirmam que se encontra a ser feita a investigação do incidente, sendo também recomendado que não se tente entrar em contacto com os departamentos técnicos dos hospitais afetados, visto que se encontram a trabalhar para restaurar a normalidade.
Os 18 hospitais afetados podem igualmente ter contratempos a nível das suas tarefas diárias, sobretudo as que estariam dependentes do sistema HIS para funcionamento.
De momento ainda se desconhece se informação dos pacientes ou outros dados sensíveis podem ter sido recolhidos como parte do ataque.