Windows 10 vai começar a chatear mais para o upgrade

Windows 10 vai começar a chatear mais para o upgrade

A Microsoft tem vindo a incentivar os utilizadores a realizarem o upgrade para as versões mais recentes do Windows 11, mas para quem ainda se encontre na versão antiga, brevemente pode vir a notar ainda mais “recomendações” para tal.

A Microsoft confirmou que, a partir do próximo mês, vai expandir a apresentação de mensagens de upgrade aos utilizadores do Windows 10 que se encontrem em dispositivos com versões do sistema Pro e Pro Workstation.

A mensagem vai surgir como um alerta de ecrã completo, recomendando os utilizadores a realizarem o upgrade dos seus sistemas para a versão mais recente do Windows 11. A mensagem indica ainda os passos para ser feita essa tarefa, com duas opções principais: uma para avançar com o upgrade, e outra para adiar o mesmo para mais tarde.

Existe ainda uma opção de se “manter no Windows 10”, embora esta apareça menos destacada na interface, com o formato de um link na parte inferior da mesma.

As mensagens serão apresentadas aos utilizadores depois destes realizarem o login nas suas contas, e do sistema reiniciar. A empresa afirma que a medida vai começar com o Patch Tuesday de Abril de 2024.

De notar que estas mensagens já estariam a ser apresentadas para alguns utilizadores de versões domésticas do Windows 10, mas agora serão também focadas para as versões empresariais e profissionais.

Estas mensagens apenas irão surgir em sistemas que tenham a capacidade de realizar o upgrade para o Windows 11, nomeadamente a nível dos requisitos de hardware. Se o sistema não suporta o Windows 11, a mensagem não será apresentada.

De relembrar que o Windows 10 Pro encontra-se previsto de deixar de receber suporte oficial a 14 de Outubro de 2025, sendo que a Microsoft possui interesse em que todos os utilizadores realizem o upgrade antes desta data. A última versão do Windows 10 será a 22H2, que foi recentemente disponibilizada, embora o sistema ainda venha a receber os patches mensais de atualizações de segurança até à data anterior.