Existem mais interessados na compra do TikTok nos EUA
Depois das autoridades norte-americanas terem votado para o possível bloqueio do TikTok, a menos que este seja comprado por uma entidade fora da China, surgem agora informações que podem existir mais empresas interessadas nessa compra.
Caso a medida venha a ser aprovada como lei, a Bytedance, empresa mãe do TikTok, terá seis meses para vender a empresa a uma entidade fora da China, ou enfrenta o possível bloqueio nos EUA – através do bloqueio da sua disponibilização nas principais lojas de aplicações para dispositivos móveis.
Existem atualmente alguns interessados na possível compra da plataforma. Um destes é Steven Mnuchin, secretário do tesouro dos EUA, que numa recente entrevista indicou que o mesmo estaria a tentar criar um grupo de possíveis investidores, que teriam como objetivo a compra da empresa.
Além deste, os rumores também indicam que o ex-CEO da Activision, Bobby Kotick, pode ser um dos interessados na compra da plataforma.
No entanto, mesmo com estes interessados na mesa, é possível que a Bytedance não pretenda vender a empresa, além de outros problemas associados com o governo da China.
Vários analistas apontam que, mesmo com a existência de interessados na compra da Bytedance nos EUA, o governo da China pode não aprovar a venda, colocando mais um entrave para a medida. Isso pode também agravar as delicadas relações entre os EUA e a China a nível governamental, e eventualmente, pode mesmo levar a que os EUA sejam obrigados a ter de bloquear o TikTok na região.
Ao mesmo tempo, é ainda possível que o caso se venha a alongar nos tribunais, e o bloqueio possa passar por ainda mais complicações, atrasando a sua implementação.