Incidentes de segurança com a Microsoft preocupam entidades dos EUA

Incidentes de segurança com a Microsoft preocupam entidades dos EUA

Recentemente a Microsoft foi alvo de algumas ataques e falhas de segurança, que colocarem em risco conteúdos de algumas das contas de email de executivos da empresa e de várias entidades governamentais. E de acordo com um recente relatório, estes ataques encontram-se agora a causar algumas preocupações para as entidades dos EUA.

De acordo com o portal The Information, algumas entidades governamentais que usam as plataformas da Microsoft, e que pagam bastante todos os anos para usarem o serviço, encontram-se preocupadas com as recentes ondas de ataques na plataforma.

Um dos primeiros registos de ataques ocorreram em Julho de 2023, quando grupos relacionados com o governo da China obtiveram acesso a sistemas da empresa, e terão acedido a informações sensíveis de várias instituições e organizações governamentais de diferentes países.

Estes ataques estão agora a causar alguma preocupação junto das entidades governamentais, com algumas fontes a indicarem que diversos departamentos do governo dos EUA já terão começado a mover as suas plataformas para rivais da Microsoft, como a Google.

Ao mesmo tempo, estas entidades encontram-se ainda a preparar um acordo, que pode ter a duração de sete anos, e onde envolve o uso das suas plataformas para serviços cloud, de produtividade e outros. Este acordo encontra-se estimado na casa dos 10 mil milhões de dólares.

De forma oficial, o Departamento de Estado dos EUA apenas indica que a entidade irá continuar a suportar a Microsoft, bem como o seu ecossistema na Cloud.

As preocupações sobre a segurança dos sistemas da Microsoft terão agravado quando ocorreu um ataque a emails de executivos da empresa, alegadamente realizados por entidades com ligações à Rússia.  Mais tarde, a Microsoft também confirmou que os atacantes obtiveram acesso a uma parte de código fonte de software interno da mesma.