Vendas de PCs gaming caiu em 2023, mas deve melhorar
O mercado gaming em PC sofreu uma queda nas vendas durante o ano de 2023, embora as previsões apontam para crescimentos durante este ano.
De acordo com os dados da firma IDC, o envio de novos sistemas gaming para o mercado caiu cerca de 13.2% em 2023, com 44 milhões de unidades enviadas. No entanto, a mesma fonte aponta as previsões do mercado vir a crescer 1% durante este ano, sobretudo devido ao aumento de vendas de computadores portáteis para o segmento gaming.
Por outro lado, as vendas de monitores gaming aumentaram 20.3% em 2023, em parte devido aos preços mais reduzidos. Para 2024, espera-se que venham a atingir 22.2 milhões de unidades enviadas no mercado, o que representa um aumento de 13.6%.
Segundo a IDC, embora a economia mundial continua estagnada, espera-se que o mercado gaming venha a ser um dos focos de vendas para este ano, com crescimentos em várias vertentes. A firma aponta ainda que a venda de dispositivos premium, com preços mais elevados, também tem vindo a aumentar, o que pode ser benéfico para as marcas que atuam nestes patamares.
Olhando um pouco mais para a frente, a IDC estima que, em 2028, se atinja os 52 milhões de unidades enviadas para o mercado a nível de sistemas gaming, e para monitores o valor aumenta para 29.6 milhões de unidades enviadas.
Para quem esteja à procura do preço mais baixo, a tendência será que os monitores continuem com preços em queda a cada ano. Mas infelizmente, o mesmo não se verifica a nível dos PCs gaming, que devem aumentar de preço, ultrapassando a barreira do preço médio de 1101 dólares.