Envio de PCs para o mercado aumenta pela primeira vez em anos
O mercado dos computadores pessoais encontra-se, finalmente, a verificar uma ligeira recuperação. De acordo com os dados da empresa IDC, durante o primeiro trimestre de 2024 foram enviados para o mercado 59.8 milhões de unidades de PCs pessoais.
Este valor é 1.5% superior ao registado anualmente, e a primeira vez em anos que se regista um crescimento em geral. Durante o primeiro trimestre de 2023, o mercado caiu cerca de 28.7% em comparação ao ano anterior, que representou também o ponto baixo da indústria.
Além da recuperação e aumento, a IDC aponta ainda que o valor de unidades enviadas para o mercado encontra-se bastante próximo do que se encontrava antes da pandemia. Para comparação, no primeiro trimestre de 2019 foram enviados para o mercado 60.5 milhões de unidades.
Na grande parte do mundo, a inflação tem vindo a cair, o que ajuda também a aumentar o poder de compra dos consumidores, e consequentemente, existe mais gente à procura de comprar os seus novos computadores. Isto faz com que o envio de PCs para o mercado também aumente, para corresponder à procura.
No entanto, a IDC aponta que a procura na China ainda se encontra abaixo do esperado, e este mercado possui um grande impacto a nível mundial. Ainda assim, os valores apontam ser positivos pela primeira vez em anos.
Quanto às fabricantes com mais participação no mercado, a Lenovo lidera com 23%, seguindo-se a HP com 20.1% e a Dell com 15.5%. A Apple surge em seguida com 8.1% e termina-se a lista com a Asus, com 6.1%.
Espera-se que a aposta em mais computadores focados para IA possa vir a aumentar ainda mais as unidades enviadas para o mercado durante os próximos meses.