Google prepara-se para usar IA na criação de vídeos com o Vids
A maioria dos utilizadores usa as ferramentas da Google para tarefas relacionadas com trabalho, seja para criar documentos ou apresentações. Mas, agora, a Google pretende fornecer também uma forma de se criar vídeos, usando para tal as capacidades da IA.
A Google revelou recentemente o novo Google Vids, uma plataforma da empresa focada para a criação de vídeos, que usa a IA para tornar este processo consideravelmente mais simples e eficiente.
O Vids usa o modelo do Gemini, e foca-se em criar vídeos que sejam para uso empresarial ou interno das empresas. Não será uma ferramenta focada para qualquer um, mas sim para empresas que pretendam rapidamente criar vídeos interessantes para os funcionários.
Os utilizadores podem simplesmente enviar os ficheiros que pretendam, imagens, escrever o que se pretende com o vídeo, e o Gemini trata de criar o conteúdo final. Não existe necessidade de edição ou alterações complicadas em software especializado. Tudo pode ser feito de forma automática.
O Vids pode ainda usar uma narrativa e integrar a mesma com os conteúdos apresentados. Para quem esteja a criar o conteúdo, a tarefa será relativamente simples, sendo baseada em templates sobre o conteúdo final que se pretende.
É importante ter em conta, no entanto, que o Vids da Google não pretende ser uma ferramenta que usa IA para criar vídeos como o Sora da OpenAI. Invés disso, este foca-se em criar a base para vídeos focados em ambiente de trabalho.
E como o Vids encontra-se diretamente integrado no Google Workspace, os utilizadores podem também colaborar em tempo real dentro da plataforma, tal como em qualquer outra app da Google.
O Google Vids vai ficar disponível a partir de Junho, sendo que irá chegar primeiro como parte do Workspace Labs.