Operadora norte-americana confirma roubo de dados de 51 milhões de clientes
A operadora norte-americana AT&T encontra-se a notificar mais de 51 milhões de clientes, antigos e atuais, depois de informação pessoal dos mesmos ter sido comprometida num recente ataque à entidade.
Embora a operadora tenha confirmado o roubo dos dados, ainda não foram revelados detalhes de como o ataque foi realizado ou detalhes sobre o incidente. A empresa apenas indica que se encontra a investigar o incidente com as autoridades, e irá notificar os clientes afetados.
O leak de dados foi confirmado inicialmente com uma base de dados colocada à venda em sites da dark web, por mais de 1 milhão de dólares, em 2021. No entanto, o ataque e roubo apenas seriam confirmados durante este ano, depois da mesma base de dados ter sido fornecida por um valor praticamente nulo comparado à anterior venda.
Embora a empresa tenha inicialmente indicado que os dados não teriam sido obtidos diretamente da empresa, eventualmente esta viria a confirmar que derivavam de um ataque na sua infraestrutura.
Embora a base de dados revelada tenha mais de 70 milhões de registos, a empresa afirma que afeta 51,226,382 clientes. Por entre os dados revelados encontram-se nomes, moradas, números de telefone, moradas, emails e números de segurança social. A empresa sublinha, no entanto, que dados financeiros e de registos de chamadas dos clientes não foram afetados.
Cada um dos clientes afetados pelo leak será notificado sobre o incidente, com algumas medidas preventivas a ter em conta e quais os próximos passos a realizar.