OneDrive pode facilitar migração de ficheiros no Google Drive
Para quem procura uma alternativa ao Google Drive, certamente que o OneDrive é uma das primeiras escolhas. Esta opção da Microsoft é uma das mais populares para quem pretende largar o ecossistema da Google.
No entanto, até agora, não existia uma forma simples de transferir todos os conteúdos de uma conta do Google Drive para o OneDrive, sem ter de se descarregar manualmente os mesmos e enviar para a nova conta. Mas brevemente isso pode vir a alterar-se.
De acordo com o portal Android Authority, a Microsoft encontra-se a trabalhar numa nova funcionalidade para o OneDrive, que vai permitir aos utilizadores transferir rapidamente os conteúdos das suas contas do Google Drive.
A funcionalidade foi descoberta em alguns ficheiros internos da versão mais recente do OneDrive para Android, os quais indicam a possibilidade de uma nova opção para migrar os conteúdos de outras plataformas cloud, nomeadamente do Google Drive.
Para já, o que se sabe encontra-se apenas em algumas strings de texto que estão no código da aplicação, e não existe forma de ativar diretamente a funcionalidade na app. No entanto, isto pode indicar que algo está a ser trabalhado pela Microsoft para ajudar na tarefa.
Por exemplo, a string associada com “import_cloud_files” refere a possibilidade de transferir os dados de outras plataformas cloud, como o Google Drive, Dropbox e eventualmente de outras.
A importação seria feita de forma direta pelos sistemas da Microsoft. Ou seja, os utilizadores não teriam de descarregar nada para o seus dispositivos, sendo o processo feito diretamente pelos sistemas da Microsoft.
Os ficheiros da aplicação indicam ainda que o OneDrive pode alertar os utilizadores caso os ficheiros a serem importados ultrapassem o espaço disponível nas contas dos mesmos.
Esta novidade era uma das mais requeridas pelos utilizadores, e pode certamente ajudar a quem pretenda alterar entre serviços. Para já ainda se desconhece quando irá ficar disponível – se ficar – mas parece que ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento, pelo que pode demorar algum tempo a surgir.