Proton Mail adiciona monitorização de dados na dark web
Os utilizadores de contas pagas do Proton Mail vão agora contar com uma nova funcionalidade de segurança. A plataforma confirmou o lançamento de um novo sistema de monitorização na dark web, que vai alertar sempre que os dados dos utilizadores forem encontrados em leaks e outras fontes.
Com esta nova funcionalidade, o Proton Mail vai analisar os dados dos utilizadores da plataforma, e envia uma notificação sempre que algum dado sensível for encontrado em sites da dark web, como em fóruns de venda de dados de login, ou em listas de spam. Quando estes dados são encontrados, o utilizador recebe uma notificação a informar de tal, com alguns detalhes sobre a origem do leak.
De momento a funcionalidade apenas está disponível no Proton Mail Security Center pelo acesso web, mas a empresa espera integrar o sistema com as notificações da app do Proton Mail, e eventualmente, via notificações de e-mail.
De notar que o sistema de Dark Web Monitoring pretende ser uma medida adicional de segurança, e não evita que os dados sejam roubados em primeiro lugar. Este pretende ser apenas uma camada de alerta para o caso de os dados terem já sido roubados, e forem encontrados à venda ou em leaks.
Desta forma, os utilizadores podem tomar as ações necessárias para prevenir o uso abusivo dos dados, ou simplesmente podem ficar atentos a possíveis ataques e esquemas direcionados aos mesmos.