Huawei continua com planos globais para o HarmonyOS Next
A Huawei continua com os seus planos de distribuir o HarmonyOS Next como a próxima versão do sistema operativo dedicado da empresa. No entanto, os planos da mesma não se ficam apenas pela China – local onde o sistema estava largamente acessível.
De acordo com recentes declarações de Xu Zhijun, presidente da Huawei, a empresa possui planos de lançar o HarmonyOS Next a nível global, fazendo o mesmo chegar a ainda mais utilizadores e dispositivos no mercado.
Esta medida continua nos planos da fabricante, mesmo com todas as sanções que a empresa verificou, sobretudo dos EUA. Para o presidente da marca, o sistema necessita de se expandir, e isso apenas é possível fazendo-o chegar a novos mercados.
De relembrar que o HarmonyOS Next não deverá contar com suporte nativo para aplicações do Android, ao contrário das versões anteriores do mesmo. Com isto, o mesmo deve contar com uma solução dedicada para apps que apenas funcionam nesta plataforma.
Ao mesmo tempo, isso também pode obrigar os programadores a terem de adaptar as suas apps para funcionarem num novo sistema, algo que é visto por muitos como um problema.
No entanto, antes do HarmonyOS Next chegar a nível global, o presidente da Huawei afirma que o sistema necessita de ficar “maduro” dentro do seu mercado principal – a China. A plataforma necessita ainda de ter uma App Store com bons conteúdos que os utilizadores tenham interesse em usar.
De relembrar que o HarmonyOS Next é um sistema que se pode adaptar para vários dispositivos, sejam smartphones, tablets, TVs, routers ou outros dispositivos da Internet das coisas.
Para já, o HarmonyOS Next ainda não possui uma data prevista de disponibilização da versão estável, nem de lançamento para fora da China.