Vendas de iPhones em queda substancial na China

Vendas de iPhones em queda substancial na China

A Apple encontra-se a passar por alguns problemas para conseguir vender os seus dispositivos na China, sendo que os dados parecem confirmar também essa tendência.

De acordo com os dados mais recentes da empresa Counterpoint, as vendas de iPhones na China caíram de forma considerável durante o primeiro trimestre deste ano. Em parte, a queda encontra-se associada com os consumidores que estão a procurar alternativas em outras marcas premium no mercado – e neste caso, marcas locais como a Xiaomi e Huawei parecem ser as beneficiadas.

Durante o primeiro trimestre de 2024, o mercado de smartphones na China aumentou anualmente cerca de 1.5%, marcando o segundo trimestre consecutivo de aumentos. No entanto, embora o mercado tenha crescido, as vendas do iPhone da Apple seguiram a tendência contrária.

Comparativamente aos valores anuais, as vendas da Apple caíram quase 19.1%, enquanto marcas como a Huawei registaram aumentos de vendas de 69.7% no mesmo período. A linha do Mate 60 parece ter sido a principal atração do mercado e dos consumidores.

Com isto, a Huawei encontra-se a surgir como uma das principais rivais da Apple para o mercado chinês, o qual ainda é bastante importante para a empresa norte-americana. A China é um largo mercado de smartphones a nível mundial, e existem alguns receios de que a tendência pode vir a verificar-se também noutros mercados para o futuro, caso a Apple não consiga reverter a situação.