Google Maps pode brevemente receber funções de IA generativa
Em meados de Fevereiro, a Google confirmou que iria começar a adotar Inteligência Artificial generativa para algumas das funcionalidades do Google Maps, permitindo aos utilizadores terem novas formas de descobrir locais de interesse, restaurantes e empresas próximas de onde se encontram.
No entanto, embora os testes tenham começado na mesma altura, a funcionalidade não estava disponível para todos. Na realidade, esta encontrava-se acessível apenas por um pequeno grupo de utilizadores, a maioria nos EUA.
No entanto, parece que essas limitações vão agora ser removidas, com a Google a abrir as suas funcionalidades de IA para todos no Google Maps. A versão mais recente do Google Maps Beta para Android conta, no seu código fonte, com algumas secções que indicam que as funcionalidades de IA generativa devem chegar brevemente ao Labs, permitindo a qualquer um começar a testar as mesmas.
Para já, a confirmação surge apenas de alguns excertos de texto descobertos dentro do código da aplicação, que dão a ideia que a funcionalidade pode brevemente ficar acessível para qualquer um. No entanto, esta ainda irá encontrar-se em formato experimental, portanto poderá ter falhas ou ser bastante modificada.
A IA no Google Maps pretende ajudar os utilizadores a encontrarem mais rapidamente locais que possam ser dos seus interesses, como restaurantes, pontos de visita e outros. Os resultados são analisados com base no local onde os utilizadores se encontram, e também nos gostos e preferências de cada um.
Como sempre, a Google não deixou detalhes sobre como estas funcionalidades vão ser integradas ou quando ficarão disponíveis para todos. Além disso, embora possam ficar acessíveis para mais utilizadores, ainda se desconhece se irá ser algo focado apenas para os EUA – como tendem a ser todas as novidades para a plataforma.