Microsoft alerta para fim de suporte à aplicação clássica do Teams
A Microsoft voltou a sublinhar que os utilizadores na aplicação do Teams clássico devem começar a preparar-se para migrar para a nova versão o quanto antes, tendo em conta que a anterior vai ser descontinuada em breve.
A Microsoft já tinha confirmado que a versão clássica do Teams para desktop iria ser descontinuada, dando foco para o “Teams 2.0”. Esta nova versão conta com mais funcionalidades e é consideravelmente mais rápida e leve no sistema, tendo sido lançada a 5 de Outubro do ano passado.
No entanto, para quem ainda esteja com a versão anterior, agora deve preparar-se para a mudança. A empresa confirmou que vai deixar de suportar a aplicação antiga a partir de 1 de Julho de 2024. Nesta altura, os utilizadores devem atualizar para a nova versão do Teams, ou deixarão de conseguir aceder à plataforma e às suas funcionalidades.
Ao mesmo tempo, a aplicação clássica vai deixar de receber atualizações, melhorias e novas funcionalidades, ficando aberta a possíveis falhas de segurança que podem ser exploradas. A app ainda deve manter-se em funcionamento, mas gradualmente as suas funcionalidades podem começar a falhar.
Os utilizadores que ainda se encontrem nesta aplicação devem brevemente começar a receber notificações para atualizarem, com mais detalhes sobre a descontinuação. Estas notificações podem ser ignoradas, mas a Microsoft recomenda que a atualização seja feita o mais rapidamente possível.
Para quem se encontre em sistemas operativos que também foram descontinuados, como o Windows 7, a Microsoft deve começar a enviar também notificações adicionais para atualizarem o sistema, e que a aplicação clássica vai deixar de funcionar a partir de 23 de Outubro de 2024.
Os utilizadores nestes sistemas ainda podem aceder ao Teams via o navegador, mas a Microsoft recomenda que a atualização do sistema seja feita, tendo em conta que a maioria dos navegadores também já não possuem suporte para estas versões do sistema operativo.