Snapchat conta com mais utilizadores ativos
Embora não seja uma das plataformas mais populares em Portugal, o Snapchat tem vindo a registar um aumento substancial de novos utilizadores nos últimos meses, o que possui impacto também a nível das receitas da plataforma.
A Snap Inc., empresa mãe do Snapchat, revelou recentemente os seus resultados financeiros, respeitantes ao primeiro trimestre de 2024. De acordo com os mesmos, o Snapchat conta agora com 422 milhões de utilizadores ativos diariamente, um aumento de 8 milhões de utilizadores face ao período anterior.
Embora estes dados sejam positivos, a plataforma ainda se encontra com valores abaixo do esperado no crescimento em algumas das suas regiões chave, como os EUA e Europa. Ainda assim, o crescimento verificado em alguns mercados emergentes é certamente importante para a plataforma e para o seu futuro – embora as receitas destas regiões ainda sejam algo limitadas.
Os dados apontam que as receitas provenientes de utilizadores nos EUA ainda é considerada uma das maiores partes da empresa. Com isto, não será de estranhar que a empresa esteja a referir que vai focar-se ainda mais para o mercado dos EUA e Europa durante os próximos tempos.
A plataforma refere ainda que a visualização de conteúdos dentro do Spotlight aumentou cerca de 125% comparativamente ao ano anterior. De relembrar que o Spotlight fornece aos utilizadores conteúdos num formato parecido ao do TikTok.
Isto pode ser uma porta de entrada para o Snapchat ser uma alternativa para a eventualidade do TikTok ser banido dos EUA, e os utilizadores tenham de procurar uma plataforma alternativa para os seus conteúdos.
Quanto ao programa Snap Stars, que recompensa os maiores criadores de conteúdos para o Snapchat, a empresa afirma que este continua a crescer, e existem atualmente 1500 novos criadores aprovados no mesmo.
A nível das receitas, a Snap registou 1.195 milhões de dólares, um aumento de 21% face a ano anterior. A plataforma afirma que o investimento em machine learning e novas técnicas para apresentação de conteúdos ajuda a aumentar a interação e receitas finais da plataforma.