TikTok suspende programa de recompensas devido a investigação da CE
Depois de ter sido aprovado nos EUA a nova lei, que vai obrigar a empresa mãe do TikTok a vender a sua participação na rede social, agora as autoridades europeias também se encontram a pressionar a rede.
A Comissão Europeia confirmou no início da semana que iria começar uma investigação ao TikTok, nomeadamente à forma como a plataforma estaria a recompensar os utilizadores por usarem o serviço, via um programa conhecido como “TikTok Lite”.
Este programa fornece aos utilizadores ganhos monetários por cada vez que usam o serviço e interagem com conteúdos no mesmo. No entanto, a Comissão Europeia encontra-se preocupada que o sistema pode estar a causar o vício dos utilizadores na rede social.
Este programa recompensa os utilizadores cada vez que gostam de um vídeo ou descobrem novos conteúdos pela app, sendo que os pontos obtidos podem ser convertidos em dinheiro real.
O programa encontrava-se limitado a algumas regiões, e embora a Comissão Europeia tenha questionado o TikTok sobre o mesmo antes de iniciar a investigação, a plataforma social terá falhado em fornecer informações concretas ou dentro do que era pretendido.
Face a esta investigação, o TikTok veio agora confirmar que vai encerrar o programa. Em comunicado, a plataforma afirma que o programa de recompensas vai ser colocado em pausa enquanto se encontra a averiguar as questões da União Europeia.