TikTok pode estar a violar termos da App Store para contornar taxas

TikTok pode estar a violar termos da App Store para contornar taxas

O TikTok encontra-se atualmente numa batalha legal nos EUA, depois da possibilidade do mesmo ser banido da região. No entanto, foi recentemente descoberto que a app da rede social de vídeos pode agora estar a violar alguns dos termos da App Store da Apple, com uma recente atualização fornecida na mesma.

De acordo com o portal TechCrunch, a mais recente atualização do TikTok para dispositivos da Apple pode estar a violar os termos da App Store, tentando contornar o pagamento de comissões associadas com a plataforma da Apple.

Um número limitado de utilizadores encontram-se a ser direcionados para carregarem as suas contas através da plataforma web, de forma a evitarem as taxas de pagamento da Apple. A notificação surge quando se tenta recarregar as contas para usar os créditos em funcionalidades internas da app – como presentes.

A mensagem surge quando se tenta recarregar a conta para usar a funcionalidade, onde uma notificação indica que os utilizadores devem aceder ao site do TikTok e realizarem o carregamento das contas a partir dai, para evitarem as taxas de serviço da Apple.

notificação para contornar taxas de pagamento da app store pelo tiktok

A compra ainda pode ser realizada diretamente da app, mas com um custo mais elevado face ao valor real, tendo em conta que é aplicado o custo final das taxas da Apple para a App Store.

Caso se venha a confirmar que o TikTok encontra-se realmente a apresentar esta mensagem, a app pode encontrar-se em violação dos termos de serviço da App Store, o que pode levar a que a mesma seja suspensa da plataforma. De relembrar que a Apple obriga todas as apps com compras diretas a terem uma taxa aplicada nas mesmas, que é conhecida como a taxa da App Store. Ao mesmo tempo, as aplicações não podem indicar meios alternativos de pagamento para contornar esta taxa.

Até ao momento ainda não existe uma confirmação do TikTok sobre esta alteração, e parece que a mensagem encontra-se a surgir de forma limitada para um pequeno conjunto de utilizadores, possivelmente os que adquiriram valores elevados de moedas virtuais pela plataforma no passado.