Spotify aplica silenciosamente novo limite para contas gratuitas
O Spotify revelou ter introduzido um novo limite na sua plataforma para os utilizadores de contas gratuitas. De forma algo silenciosa, os utilizadores do Spotify que tenham contas gratuitas possuem agora um limite mensal na quantidade de letras das músicas que podem aceder.
Esta alteração já tinha surgido em testes no passado, mas parece que vai ser agora implementada para todos. Com a mesma, os utilizadores de planos gratuitos do Spotify ficam limitados nas vezes que podem ver as letras das músicas.
Cada visualização conta, sendo que atingindo o limite, os utilizadores ficam impedidos de aceder a mais letras até ao mês seguinte. A limitação não se aplica para utilizadores que tenham contas do Spotify Premium.
A medida é vista como uma forma de levar os utilizadores a subscreverem aos planos pagos para continuarem a usar a funcionalidade. Embora não seja propriamente um problema para quem não usa a funcionalidade, existem muitos utilizadores que gostam de acompanhar as músicas com a letra.
Se a medida terá sucesso para levar mais utilizadores para os planos pagos ainda será algo a ver. No entanto, o feedback da comunidade em geral, sobretudo nas redes sociais, tem vindo a ser negativo.
Ao mesmo tempo, nada impede os utilizadores de encontrarem a letra das músicas por outros meios, sendo que uma rápida pesquisa na Google permite obter essa informação.