Google corrige problema no reCaptcha que afetava utilizadores do Firefox
O reCaptcha é um conhecido sistema de proteção da Google contra bots, que é mais conhecido por ser a “caixa de seleção” a confirmar que os utilizadores não são robots. O sistema, recentemente, recebeu uma atualização, mas um bug causou com que utilizadores do Firefox no Windows deixassem de conseguir aceder a conteúdos que estariam protegidos pelo mesmo.
Desde o início do dia de ontem que vários utilizadores começaram a reportar problemas em resolver o captcha do reCaptcha da Google. As falhas foram identificadas como ocorrendo apenas no Firefox e quando este se encontrava no sistema Windows.
Rapidamente os relatos começaram também a surgir na X e no Reddit, sendo que, eventualmente, a Google terá sido também notificada do problema.
Os utilizadores, ao tentarem resolver o captcha, apenas verificavam que a caixa de seleção ficava a rodar de forma indefinida. Ao que parece, o problema não se encontra com o Firefox nem com o sistema dos utilizadores, mas sim com uma recente atualização realizada no código base do reCaptcha.
De acordo com o relatório do bug na Mozilla, o reCaptcha foi atualizado recentemente pela Google, para contar com um novo sistema de identificação do modo noturno, quando se encontra ativo no sistema operativo. No entanto, quando esta funcionalidade era usada no Firefox, e sobretudo em ambientes do Windows, causava com que o processo não fosse realizado corretamente.
Como medida temporária, os utilizadores podem alterar o user agent – identificador – dos seus navegadores para os do Edge ou Chrome, o que deve permitir carregar corretamente os conteúdos. A Google terá, no entanto, confirmado a falha, sendo que já foi lançada uma correção para o problema do lado da empresa, mas ainda pode demorar alguns dias para a mesma propagar para todos os sistemas.