Google Play Store vai marcar aplicações associadas com governos
A Google Play Store vai brevemente receber algumas novidades, que devem tornar mais simples a tarefa de identificar aplicações ligadas a entidades governamentais.
Numa nova atualização para a sua plataforma, a Google confirmou que a Play Store vai brevemente começar a aplicar uma nova tag para apps que sejam associadas com entidades governamentais. A medida pretende ajudar os utilizadores a encontrarem apps legitimas e de fortes credíveis.
As apps que estejam relacionadas com autoridades do governo passam a poder apelar para incluírem a tag especial. A mesma deve surgir em destaque na listagem dentro da Play Store, juntamente com o nome da entidade.
Esta nova tag deve ser inicialmente aplicada para a Play Store nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Indonésia, Japão, México e Coreia do Sul. Eventualmente a Google espera integrar a mesma em todos os países onde a plataforma de aplicações se encontra acessível.
A Google torna-se a primeira loja de aplicações a aplicar este género de distinção para as apps de fontes do governo. A App Store não possui atualmente um sistema deste formato.
Além de permitir ajudar os utilizadores a identificarem as aplicações do governo, esta tag também pretende ajudar a reduzir os casos onde falsas apps chegam a ser publicadas na Play Store, e alegam ser de diferentes fontes apenas para enganar os utilizadores e roubar dados potencialmente sensíveis.
A nova tag deve começar a ser aplicada nas primeiras aplicações durante as próximas semanas.