Google vai simplificar autenticação em duas etapas para contas Workspace
A Google encontra-se a realizar alterações na forma como as contas do Google Workspace pode ativar a Autenticação em duas etapas. A empresa agora permite que os utilizadores possam configurar uma app dedicada a autenticação antes de configurarem os seus números de telefone.
Esta alteração, embora pequena, pode ser bastante importante para quem pretenda usar sistemas alternativos de login em duas etapas, mais seguros e atualizados.
A autenticação via códigos enviados por SMS ou via chamada telefónica estão considerados, atualmente, como desatualizados. Fornecem um meio fácil de acesso aos mesmos, mas ao mesmo tempo, existe um maior risco destes sistemas serem usados de forma abusiva.
A pensar nisso, agora a Google permite que utilizadores de contas Workspace possam configurar as suas próprias aplicações de autenticação em duas etapas, para criarem códigos únicos de autenticação, antes de configurarem um número de telefone – e para quem pretenda, nem necessita de se usar o telefone como forma de recuperação de todo.
Esta medida era algo necessário de se aplicar para quem ativava pela primeira vez a autenticação em duas etapas. Embora o número de telefone deixe de ser obrigatório para usar a funcionalidade, os utilizadores que realmente pretendam ainda o podem ativar.
Esta novidade vai aplicar-se para todos os novos utilizadores de contas Workspace, que ainda não tenham ativado a autenticação em duas etapas.