Jack Dorsey saiu da Bluesky por esta cometer os mesmos erros que o Twitter
Recentemente foi confirmado que Jack Dorsey teria deixado a direção da Bluesky, a nova plataforma em que o mesmo fundou como uma alternativa ao Twitter, agora X. A saída foi algo repentina, mas agora surgem novos detalhes sobre o motivo para a mesma ter ocorrido.
Durante uma recente entrevista, Dorsey deixou mais detalhes sobre o motivo da sua saída da Bluesky, bem como qual o futuro que o mesmo considera que a plataforma está a seguir. E este não poupou nas críticas à forma como a Bluesky se encontra a aplicar algumas das medidas para o futuro da rede.
Dorsey afirma que a Bluesky encontra-se a realizar todos os mesmos erros que este realizou quando criou o Twitter, e que o mesmo considera terem impacto para o futuro da mesma.
Primeiro, Dorsey afirma que nunca pretendia que a Bluesky se tornasse uma plataforma independente, com o seu próprio quadro de direção e ações. Invés disso, o mesmo pretendia que a plataforma fosse usada como a porta de entrada para o protocolo, e que, eventualmente, o Twitter poderia vir a aplicar o mesmo na sua plataforma.
Outro ponto em que o mesmo deixou críticas encontra-se sobre a moderação de conteúdos, algo que Dorsey considera que vai prejudicar a plataforma a longo prazo. Existem casos de utilizadores que foram banidos por deixarem opiniões na plataforma de forma mais entusiástica.
Dorsey aponta que o Bluesky foi visto como uma plataforma alternativa para o Twitter/X, e que muitos utilizadores alteraram para essa plataforma como forma de encontrarem uma nova “casa” para as suas interações sociais. No entanto, conforme mais utilizadores entraram na plataforma, também começaram a ser aplicadas mais medidas de moderação.
Um ponto particularmente importante que Dorsey afirma ter sido a “gota de água” para sair da Bluesky terá sido como a plataforma estaria a expulsar utilizadores. O mesmo afirma ter visto casos de utilizadores a serem suspensos sem justificação para tal.
Neste ponto, Dorsey afirma ter-se revisto nos mesmos erros que fez aquando o Twitter, e terá sido o ponto em que decidiu abandonar o projeto.
Ao mesmo tempo, Dorsey afirma que se encontra a financiar outro projeto alternativo,a Nostr, que é uma plataforma assente sobre a blockchain e que tende a ser mais usada por acompanhantes do mercado das criptomoedas. O mesmo considera que esta plataforma ainda se encontra a dar os primeiros passos, e que é cedo para referir o futuro da mesma, mas que tendo em conta a base do desenvolvimento desta, é bastante adaptada para a liberdade de expressão.
Como seria de esperar, os comentários de Dorsey não foram bem recebidos por parte da Bluesky. Paul Frazee, engenheiro da plataforma, deixou uma mensagem de resposta a esta entrevista. Na mesma, este afirma que a Bluesky tinha planos de usar o protocolo AT com o Twitter, mas Elon decidiu encerrar essa ideia quando adquiriu a plataforma.
Durante vários meses, a plataforma esteve em suspenso sobre o que realizar em seguida, sem planos exatos para o futuro, até que começou a criar a sua própria plataforma para alternativa da X.
Ao mesmo tempo, Franzee considera que a ideia de uma plataforma sem moderação não faz sentido, sendo que esta é a base de qualquer comunidade na internet e existem regras e leis a seguir. Certamente, o protocolo AT pode ser usado para criar uma plataforma sem moderação, mas Franzee deixa a mensagem de alerta para essa ideia sobre as leis que existem e até mesmo das próprias plataformas onde esta se encontraria.