OpenAI pode revelar sistema de pesquisa um dia antes do evento da Google
Recentemente alguns rumores começaram a dar conta da possibilidade da OpenAI vir a revelar um sistema de pesquisa, que seria integrado ao ChatGPT, e poderia ser visto como um “rival” para o Google. E ao que parece, isso pode mesmo vir a acontecer.
De acordo com a Reuters, os mais recentes rumores dão conta que a OpenAI estaria a preparar um evento para o dia 13 de Maio, um dia antes do evento mais aguardado da Google – o Google I/O.
Este evento da OpenAI seria focado em revelar algumas das novidades da empresa para os próximos tempos, e entre estas encontra-se a possível revelação de um motor de pesquisa, que iria tirar proveito das capacidades de IA generativa da empresa.
É importante relembrar que os rumores dão conta que a OpenAI estaria a trabalhar num sistema que permitiria ao ChatGPT, nomeadamente a quem possua contas pagas, aceder a uma pesquisa em tempo real pela internet – com a capacidade do ChatGPT fornecer links e fontes dos conteúdos.
No entanto, este sistema pode ser melhorado para uma plataforma dedicada a pesquisa, que a OpenAI tem vindo a trabalhar nos últimos tempos para integrar ao ChatGPT. Os detalhes desta plataforma ainda são desconhecidos, mas parece que a OpenAI vai aproveitar o evento para os revelar – exatamente um dia antes do grande evento da Google.
Caso se confirme, isto pode causar ainda mais pressão para a Google, que tem vindo a perder a oportunidade de se destacar com a IA nos seus sistemas de pesquisa. Não existe como negar que a Google é uma das plataformas de pesquisa mais usadas pela internet, mas tem vindo a perder algum terreno para alternativas, nomeadamente para o Bing, desde que estas começaram a usar a IA generativa para ajudar na tarefa.
O Gemini encontra-se a dar os primeiros passos no que respeita a ajudar em pesquisas, mas ainda longe da integração esperada por muitos.
A ideia da OpenAI pode agora a de aproveitar a sua IA e os seus modelos para aumentar as capacidades do sistema e expandir as suas áreas de atuação, criando um mercado competitivo para a Google no campo das pesquisas pela internet.