Carteira da Google vai deixar de funcionar em dispositivos mais antigos
A aplicação de Carteira da Google permite aos utilizadores terem uma forma de guardar os seus cartões de crédito facilmente na plataforma da Google, ficando disponível para pagamento em vários terminais via NFC.
No entanto, para quem use a aplicação e tenha um dispositivo mais antigo, talvez seja melhor ter em atenção algumas mudanças previstas para breve na mesma. A Google confirmou que a aplicação de Carteira vai deixar brevemente de funcionar em alguns dispositivos mais antigos.
Segundo a empresa, em futuras atualizações, a aplicação vai deixar de funcionar em dispositivos com o Android 8 ou inferior, bem como em smartwatches com o Wear OS 2.x ou anterior. A alteração vai aplicar-se a partir de 10 de Junho de 2024.
A Google justifica a medida devido às versões mais antigas do sistema operativo não possuírem suporte para algumas características de segurança mais recentes, e que tornam complicado de manter a segurança na realização de pagamentos.
Desta forma, a partir de 10 de junho de 2024, os utilizadores que tentem aceder à aplicação em dispositivos com sistemas mais antigos devem começar a verificar uma mensagem de informação para a descontinuação do suporte nessa variante.
Desta forma, para continuar a usar a Carteira da Google, passa a ser necessário ter um dispositivo com pelo menos o Android 9 (Pie). Os dados da Google indicam que este sistema encontra-se atualmente em 86.4% dos dispositivos no mercado.