Apple e Google unem-se para combater stalking por dispositivos de tracking
A Apple e a Google encontram-se a trabalhar em conjunto para criar uma solução contra os dispositivos de tracking via Bluetooth indesejados. Usando as duas redes de localização de ambas as entidades, estas pretendem apoiar-se no combate a esta prática.
As duas empresas encontram-se a trabalhar no “Detecting Unwanted Location Trackers”, um sistema que, como o nome indica, pretende ajudar os utilizadores de dispositivos iOS e Android a localizarem dispositivos indesejados de tracking, que poderiam ser usados para stalking.
Quando um dos sistemas verifica que um dispositivo de tracking via Bluetooth pode estar na proximidade dos utilizadores, por um longo período de tempo, e não se encontre registado com os dispositivos do mesmo, é emitido um alerta para tal. Isto aplica-se independentemente do sistema e dispositivo que os utilizadores tenham – seja iOS ou Android.
Este novo sistema encontra-se disponível para o iOS 17.5 ou superior, bem como para o Android 6.0 ou superior, sendo que no caso do Android será fornecido via atualização dos serviços da Google.
A parceria entre as duas empresas para combater este problema já tinha sido confirmado em Maio deste ano, mas apenas agora vai começar a surgir nos dispositivos dos utilizadores, tornando o ecossistema mais seguro, bem como o uso de sistemas de tracking via Bluetooth.
De relembrar que, pouco depois da Apple ter começado a vender os novos AirTags, surgiram também relatos de casos onde os utilizadores estariam a ser seguidos por estes dispositivos – e até mesmo desconhecidos.
A Apple encontra-se atualmente a enfrentar vários casos de uso dos AirTags para stalking, mas espera-se que este novo sistema possa ajudar a reduzir ou mesmo eliminar o uso destes dispositivos para fins maliciosos.