DDR6 e LPDDR6 prometem grandes avanços na transferência de dados
As memórias RAM podem vir a tornar-se ainda mais rápidas, com a futura adoção do DDR6 e LPDDR6, que devem substituir os padrões atuais. A JEDEC confirmou que vai começar a certificar estes novos padrões, para as futuras RAM no mercado.
De acordo com a certificação, a RAM DDR6 será capaz de oferecer velocidades de transferências de dados entre 8,8 Gbps e 17,6 Gbps, com o possível “boost” para 21 Gbps. Ou seja, a velocidade de transferência de dados poderia praticamente duplicar face ao existente atualmente com a DDR5.
Além disso, embora ainda se encontre em discussão, existe planos de a tecnologia usar a NRZ (Não Retorno a Zero), um método de controlo da memória que, embora menos eficiente, fornece uma maior capacidade de desempenho em correção de erros e controlo do ruido da RAM.
Também a tecnologia para memórias de baixo consumo, a LPDDR, devem receber novidades. O padrão LPDDR6 deverá permitir velocidades de transferência de dados até 10,667 Gbps, com um boost para os 14.4 Gbps.
A LPDDR6 vai ainda contar com um bus de 24 bits, composto por dois canais de 12 bits cada.
Esta futura geração de memórias RAM vai ser adaptada para as tecnologias futuras de IA, de forma a fornecerem não apenas capacidade, mas desempenho final para as mesmas. Embora os padrões atuais permitam velocidades elevadas, estes ainda são insuficientes a pensar no futuro da tecnologia em geral.
Espera-se que o padrão venha a ser certificado apenas no segundo trimestre de 2025, portanto ainda faltará algum tempo até que os primeiros módulos DDR6 venham a surgir no mercado.