Car Thing do Spotify vai ficar um “pisa papéis” em Dezembro
O Spotify surpreendeu vários clientes da sua plataforma, ao anunciar que vai descontinuar o Car Thing. Este acessório permitia realizar a ligação entre veículos sem sistemas integrados na plataforma de streaming.
O Car Thing foi criado na ideia de permitir uma rápida integração do Spotify em qualquer veículo, e foi também o primeiro produto de hardware lançado pela empresa. A produção começou em 2021, com lançamento limitado a convite, antes de ter aberto portas em 2022 para todos, por 89.99 dólares nos EUA.
No entanto, menos de cinco meses depois de o ter lançado, o Spotify confirmava que iria deixar de produzir novas unidades. Agora surgem ainda mais más notícias para quem tenha comprado o dispositivo.
A empresa confirmou que, a partir de 9 de dezembro de 2024, este acessório vai deixar de funcionar por completo, ficando impedido de realizar a ligação com o Spotify.
No documento de suporte da empresa, esta recomenda que seja feito o reset do mesmo e descartado no “lixo”. Basicamente, a empresa vai colocar o Car Thing como um “pisa papeis” sem qualquer utilidade a partir de Dezembro.
Não existem planos de dar qualquer outro uso a este dispositivo, nem de lançar novas versões do Car Thing. Como o acessório não possui qualquer outra utilidade, também não terá forma de ser usado para outras tarefas,
Esta medida vai afetar quem comprou o dispositivo, mas a própria ideia do Spotify tem vindo a causar uma onda de feedback negativo da comunidade, sobretudo a nível do impacto de tal medida.
Muitos utilizadores consideram que seria mais apropriado a empresa colocar o software do dispositivo em formato open source, permitindo à comunidade modificar o mesmo conforme necessário para outras tarefas.
Por enquanto, parece que a plataforma de streaming não mudou a sua ideia, e os planos da descontinuação continuam em cima da mesa.