Windows vai receber nova ferramenta de otimização do sistema
Faz alguns meses foi revelado que a Microsoft estaria a trabalhar numa nova aplicação, focada para sistemas Windows, e que seria basicamente um “otimizador” do mesmo.
Esta nova aplicação, conhecida como “Microsoft PC Manager”, encontra-se agora a chegar aos primeiros utilizadores. De momento, a aplicação apenas se encontra disponível para utilizadores que tenham o Windows 11 na China, mas pode brevemente chegar a ainda mais mercados.
Com o Microsoft PC Manager os utilizadores passam a contar com uma app centralizada para gerirem o sistema, a partir da qual podem realizar ações de otimização no mesmo.
Esta app conta com um gestor de RAM integrada, que remove da mesma processos em cache – e pode ajudar a resolver problemas de falta de memória com apps antigas pendentes na cache.
A aplicação permite ainda rapidamente remover ficheiros desnecessários do sistema, como ficheiros temporários e outros similares. Isto pode ajudar os utilizadores a rapidamente removerem conteúdos desnecessários e libertarem algum espaço em disco.
É ainda possível controlar algumas configurações básicas do sistema, como garantir que o antivírus está a funcionar corretamente, ou atualizar o mesmo e iniciar uma verificação do sistema.
Este género de aplicações de otimização não é algo novo no Windows, e existe desde as antigas versões do sistema. No entanto, esta é a primeira vez que a Microsoft lança algo oficial da mesma para tal tarefa.
O Windows contava com a ferramenta de limpeza do sistema, mas era normalmente usada apenas por utilizadores com conhecimentos mais avançados. A ideia do Microsoft PC Manager será tornar a tarefa mais simples e rápida para qualquer um.