Departamento de Justiça dos EUA vai investigar planos da Google no mercado da publicidade

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A Google encontra-se a preparar para bloquear os cookies de terceiros para monitorização no Chrome, limitando assim a capacidade de ser criado um perfil dos utilizadores baseado nos seus históricos de navegação e para efeito de publicidade.

No entanto, esta medida parece agora estar a chamar atenção das autoridades, nomeadamente do Departamento de Justiça dos EUA. De acordo com a Reuters, as autoridades encontram-se a analisar se esta medida da Google de passar a tornar o sistema de tracking para efeitos de publicidade mais privado será algo que venha a afetar as pequenas redes de publicidade.

Fontes próximas da investigação apontam que as autoridades encontram-se a analisar sobretudo como estas novas regras vão ter impacto nas empresas de publicidade e no setor das notícias. Está também em análise se estas novas regras poderão ser consideradas uma forma de a Google se colocar em vantagem no mercado, colecionando mais dados dos utilizadores e prejudicando outras empresas no mercado.

De momento as autoridades encontram-se apenas a analisar o caso, sendo que ainda não existe nenhuma indicação de que venha a ser realizada uma queixa contra a empresa legalmente. No entanto isso não impede que tal venha a acontecer no futuro, sobretudo se forem detetadas inconsistências sobre a medida e o que a Google realmente promete que esta vai trazer para a Internet.

Caso este caso avance para os tribunais, existe a possibilidade que a nova “Privacy Sandbox” do Chrome venha também a ser introduzida mais tarde que o previsto.