George Lucas defende regras para o uso de tecnologias de IA
A Inteligência Artificial tem estado cada vez mais presente no dia a dia, para as mais variadas atividades. No entanto, conforme a tecnologia avança, também existem receios sobre a forma como esta pode ser usada.
George Lucas, criador da famosa franquia Star Wars, é o mais recente nome a deixar a sua opinião relativamente a esta tecnologia. Segundo o mesmo, deveria existir uma regulamentação sobre a forma como a IA pode ser usada, sobretudo tendo em conta o impacto que a mesma pode possuir para a arte em geral.
Durante uma recente entrevista, George Lucas afirma considerar que a IA pode ser benéfica em várias artes, incluindo para o cinema. No entanto, também pode ser usada para fins menos bons, que podem causar graves problemas para a indústria e a criatividade.
O mesmo considera que devem existir regras relativamente à forma como a IA é usada, e devem existir mecanismos que possam identificar rapidamente conteúdos criados por esta, como deepfakes e informações falsas.
Este considera que não se deve banir por completo o uso de IA, mas apoia a criação de regras na forma como a tecnologia é usada e criada. O mesmo deixa a indicação que, tal como as empresas usam IA para criar e evoluir a tecnologia, também podem usar a mesma para identificar os conteúdos criados por IA.
Embora existam ferramentas que permitam identificar este género de conteúdos atualmente, estas ainda possuem uma elevada taxa de erros, e nem sempre são capazes de identificar eficazmente os conteúdos.