Windows 11 pode continuar a suportar apps do Android… mas apenas na China
A Microsoft surpreendeu muitos ao abandonar os planos de continuar o desenvolvimento do subsistema de Android, conhecido como WSA, para o Windows 11. Este sistema permitia executar aplicações do Android diretamente do Windows 11, e muitos viam como uma vantagem a ter de se usar emuladores diretamente.
A plataforma não vai mais ser atualizada pela Microsoft, mas parece que novas informações apontam que os utilizadores na China ainda poderão manter a mesma nos seus sistemas.
Ao que parece, a Microsoft terá chegado a um acordo com a Tencent, de forma a continuar o suporte ao WSA para utilizadores na China, que tenham o sistema Windows 11 nos seus PCs.
As aplicações da Tencent ficarão disponíveis na Microsoft Store, e podem ser usadas para acesso ao WSA e instalação de outras apps. A ideia será fornecer uma loja de aplicações focada para o WSA na China, onde os utilizadores possam instalar as apps diretamente.
A loja atualmente conta com mais de 1500 aplicações para Android disponíveis, mas o valor pode vir a aumentar consideravelmente conforme a funcionalidade venha a ser alargada para mais sistemas.
Embora isto permita que os utilizadores na China possam continuar a usar aplicações do Android nos seus sistemas, de notar que o desenvolvimento do WSA não deve ser mantido pela Microsoft. Invés disso, a Tencent deve adotar um emulador dedicado da empresa, que vai integrar-se com o Windows 11 como parte da parceria.
É importante relembrar que, quando o Windows 11 foi oficialmente confirmado, um dos seus destaques seria a capacidade de correr aplicações do Android sem necessitar de emuladores externos. Infelizmente a empresa parece ter mudado de ideias a meio do seu desenvolvimento, ainda antes desta plataforma ter sido disponibilizada em larga escala.