Samsung pode começar produção de chips de 1 nm mais cedo que o esperado
A Samsung tem vindo a realizar alguns avanços no desenvolvimento dos seus chips dedicados, sendo que os planos agora parecem ser ainda mais otimistas para a empresa.
De acordo com os mais recentes rumores, acredita-se que a Samsung pode ter planos de lançar os seus primeiros chips fabricados em 1nm mais cedo do que estava previsto. Algumas das novidades espera-se que sejam reveladas durante o SAFE Forum, que se realiza entre 12 e 13 de Junho.
No entanto, os planos internos já estariam traçados. Segundo o portal TechPowerUp, a empresa teria planos de lançar os seus primeiros chips fabricados em 1 nm em meados de 2026. De relembrar que os rumores iniciais davam conta que tal apenas poderia acontecer em 2027.
Recentemente surgiram alguns rumores que os chips da empresa com tecnologias HBM3 e HBM3E estariam a ter problemas de sobreaquecimento, o que estaria também a atrasar a produção. A Samsung terá negado estes rumores.
Avançar para uma arquitetura de 1 nm não seria algo inesperado, embora ainda possa demorar algum tempo para acontecer. De relembrar também que a Samsung foi uma das primeiras a lançar chips de 3 nm em Junho de 2022.
Se os planos se mantiverem, a empresa pretende começar a produzir em massa a segunda geração dos seus chips de 3 nm em 2024, avançando para os 2 nm em 2025.
Para comparação, a TSMC pretende começar a produzir em massa chips de 1.6 nm em 2027 e começar a produção de 1.4 nm em meados de 2028.