Apple afirma não recolher dados dos utilizadores para treino de modelos de IA

Apple afirma não recolher dados dos utilizadores para treino de modelos de IA

A Apple revelou várias novidades voltadas para Inteligência Artificial durante o evento WWDC, e isso rapidamente começou a levantar também questões a nível da privacidade dos dados dos utilizadores.

O problema foi ainda mais amplificado depois de Elon Musk ter começado a apresentar dúvidas sobre a integração do ChatGPT na Siri – uma das novidades que foi apresentadas. No entanto, embora Musk não tenha compreendido o funcionamento deste sistema, apresentando informações incorretas na sua conta pessoal da X, isto foi suficiente para aumentar as dúvidas a nível da recolha de dados que a Apple pode realizar.

Estas dúvidas levam agora a empresa a ter de clarificar alguns pontos relativamente à recolha de dados que é realizada.

De acordo com a Apple, a empresa não usa dados dos utilizadores para o treino de modelos de IA da empresa, sendo que a integração que existe entre a Siri e o ChatGPT, com a parceria da OpenAI, funciona de forma unilateral. A Apple apenas irá usar a API da OpenAI para realizar pedidos diretamente ao ChatGPT, e não usará essa informação para o treino dos seus modelos de IA ou da própria OpenAI.

A empresa sublinha que a privacidade dos dados dos utilizadores encontra-se na base do lema da empresa, e que essa privacidade é garantida em todas as funcionalidades que são fornecidas pela plataforma.

No entanto, apesar de toda a clarificação da Apple sobre o caso, Musk continua a considerar que a empresa irá usar os dados dos utilizadores para treino dos seus modelos de IA. Na sua conta pessoal na X, Musk partilhou mensagens sobre tal – que foram entretanto classificadas como enganadoras pelo próprio sistema de notas comunitárias da plataforma. Apesar disso, e mesmo com esta indicação, Musk continua a partilhar mensagens enganadoras sobre o funcionamento do sistema.