Valve alvo de processo milionário no Reino Unido
A Valve encontra-se a ser alvo de um processo em tribunal no Reino Unido, por alegadamente ter enganado milhares de jogadores na sua plataforma.
Mais de 14 milhões de jogadores no Reino Unido assinaram uma queixa contra a Valve, alegando que a empresa abusou da sua posição no mercado, por meio da Steam. O caso pretende que a Valve pague mais de 843 milhões de dólares em indemnizações e compensações sobre prejuízos feitos nos últimos anos.
A firma Milberg London, que está responsável pelo caso, indica que a Valve terá forçado durante anos as editoras a assinarem acordos de preços para os seus jogos, que eram distribuídos via a Steam, de forma a garantir que os mesmos tivessem os preços mais baixos possíveis quando disponíveis nesta plataforma.
A ideia seria impedir que rivais da Steam aplicassem preços mais baratos dos títulos, fazendo assim a plataforma da Valve mais apelativa para os consumidores. A firma alega que os jogadores do Reino Unido pagaram alguns títulos a preços consideravelmente mais elevados nos últimos anos devido a este acordo.
A acusação pretende ainda que a Valve termine com esta prática, e reembolse todos os utilizadores prejudicados ao longo dos anos, o que pode levar a valores bastante elevados para a empresa.
Caso o resultado seja benéfico para os consumidores, a empresa pode ter de pagar a mais de 14 milhões de jogadores no Reino Unido pelas compras realizadas nos últimos anos pela Steam.
Até ao momento a Valve não deixou comentários sobre o caso, mas certamente que os detalhes devem ser conhecidos em breve, e conforme o caso vá avançando nos tribunais.