Windows 10 pode vir a obrigar a ter ligação à Internet na instalação
Nos últimos tempos a Microsoft tem vindo a realizar mudanças na forma como os utilizadores instalam o Windows 11, forçando a que se tenha uma ligação ativa à internet para poder prosseguir com a tarefa.
No entanto, parece que a medida não vai ficar restringida apenas ao Windows 11. Os mais recentes rumores indicam que também o Windows 10 pode estar a receber a mesma ideia, tendo em conta recentes alterações feitas no processo de instalação do sistema.
Recentemente a Microsoft começou a disponibilizar a capacidade dos utilizadores do Windows 10 entrarem no programa Insider para o canal Beta, de forma a serem os primeiros a receberem as mais recentes novidades do sistema – embora o foco seja agora para o Windows 11.
Mas as novas builds que estão disponíveis do sistema contam agora com uma ligeira modificação no processo de instalação do sistema. Até agora, quando chega a altura de escolher a rede wifi onde ligar o sistema – caso uma ligação por cabo não esteja disponível – os utilizadores tinham opção de ignorar a ligação, permitindo continuar o setup sem internet.
Porém, nas recentes versões do Windows 10 22H2 essa opção deixou de ficar disponível. Ou seja, os utilizadores necessitam de se ligar a uma rede com internet ativa para poderem continuar a instalação do Windows 10.
Felizmente, ainda existem formas de contornar esta medida. Pressionando o atalho do teclado SHIFT+F10 e escrevendo na linha de comandos “oobe/bypassnro” (sem aspas), permite que o processo de instalação seja feito mesmo sem uma ligação ativa à internet.
No entanto, a alteração pode vir a ser algo que a Microsoft aplique em todas as futuras instalações do Windows 10, forçando os utilizadores a terem de realizar a tarefa.
De relembrar que, no caso do Windows 11, a empresa também começou recentemente a forçar os utilizadores a terem de usar uma conta da Microsoft para configurarem o sistema, com métodos antigos de contornar essa medida a serem bloqueados.