Autoridades da Coreia do Sul acusam Apple de recolher dados de localização sem autorização
As autoridades da Coreia do Sul encontram-se a acusar várias empresas, entre as quais a Apple, de terem recolhido dados de localização dos utilizadores sem o consentimento dos mesmos.
No total, 188 empresas foram acusadas de terem recolhido dados de localização dos seus utilizadores, sem autorização dos mesmos. Entre estas encontra-se a Apple, que estaria em violação das leis locais de proteção de dados.
De acordo com o portal Korea Times, a Apple terá sido multada em 210 milhões de won pela recolha dos dados, multa que foi aplicada depois de vários meses de investigação por parte das autoridades sul coreanas.
Kim Hong-il, presidente do KCC, afirma que os dados de localização são importantes para as empresas poderem fornecer os seus serviços o mais adaptados possíveis para os utilizadores, mas ao mesmo tempo, são dados que devem ser mantidos com segurança e apenas devem ser usados quando os consumidores aceitem tais medidas.
Infelizmente, o relatório das autoridades não deixa detalhes de como a Apple estaria a recolher os dados de localização, embora o sistema da empresa requeira diretamente que os utilizadores partilhem os dados de localização apenas quando necessário.
Além disso, todas as aplicações que fazem uso da localização, também necessitam de requerer essa permissão diretamente ao sistema, e consequentemente, aos utilizadores. De momento ainda se desconhecem detalhes sobre a resposta da Apple a este caso.