MSEdgeTweaker é capaz de remover funções desnecessárias do Microsoft Edge
Muitos consideram o Microsoft Edge como um bom navegador, sobretudo quando se usa no Windows 11, no entanto, também apontam falhas como a quantidade de bloatware que existe no mesmo.
Embora o Edge tenha vindo a melhorar as suas funcionalidades, ainda possui uma grande quantidade de funcionalidades desnecessárias, que apenas ficam a ocupar espaço na interface, e algumas vezes nos recursos.
A piorar a situação, muitas das funcionalidades não são fáceis de desativar diretamente das configurações do Edge, ou envolvem mudanças consideráveis acima dos conhecimentos de muitos.
Felizmente agora existe uma solução para isto. O utilizador BobThePony desenvolveu um script que é capaz de remover funcionalidades desnecessárias do Edge, tornando o mesmo consideravelmente mais limpo e produtivo.
Apelidado de MSEdgeTweaker, o script é bastante simples de usar. Os utilizadores apenas necessitam de o descarregar diretamente do GitHub, executar como administrador no sistema e selecionarem as opções que se pretende.
De momento o script é capaz de desativar algumas funcionalidades do Edge, mas espera-se que a lista venha a ser alargada durante os próximos tempos. Entre as funcionalidades possíveis de serem desativadas encontra-se o ecrã inicial do navegador e as suas funcionalidades de importação de dados de outros navegadores, serviços de sincronização e login na conta da Microsoft, as coleções, sidebar, assistente de compras e outros extras muitas vezes considerados desnecessários.
O MSEdgeTweaker ainda se encontra em desenvolvimento, portanto novas funcionalidades podem vir a ser reveladas no mesmo para o futuro. Algo a ter em conta será que, depois das mudanças serem realizadas, não existe forma de reverter as mesmas diretamente – esta função está a ser desenvolvida para futuras atualizações do script.