Fabricante de veículos elétricos Fisker entra em insolvência
A startup focada em veículos elétricos Fisker confirmou que vai entrar em processo de insolvência, depois de meses em problemas financeiros e a nível de produção.
A empresa, fundada por Henrik Fisker, confirmou que vai entrar em processo de insolvência nos EUA, o que se segue depois de vários meses em problemas legais e associados com a produção dos veículos.
Como ultima tentativa de salvar parte do negócio, a startup vai tentar chegar a um acordo com outros fabricantes de veículos elétricos, de forma a poder fornecer a tecnologia ou os recursos existentes da mesma.
Esta medida surge menos de um ano depois da empresa ter começado a fornecer o seu primeiro VE aos consumidores, o Ocean SUV. Embora a empresa tenha começado as entregas faz pouco menos de um ano, estas ainda passaram por algumas fases complicadas, com clientes a notarem atrasos nas entregas e falhas.
Muitos clientes que receberam o Ocean SUV rapidamente reportaram falhas elétricas, mecânicas e no próprio software usado pelos veículos, que poderiam colocar em risco o funcionamento do mesmo, e em alguns casos, até mesmo a segurança dos condutores.
Internamente, a empresa tinha problemas em gerir as linhas de suporte e de produção, bem como de eventuais manutenções. Existem ainda relatos que a empresa teria problemas em gerir os investimentos, com perdas consideráveis de fundos para fins desconhecidos.
Nos últimos meses, a startup tinha vindo a realizar cortes de funcionários na tentativa de controlar as despesas, mas estas parecem ter sido insuficientes para evitar a presente situação.