PJ deteve 13 suspeitos de burlas e esquemas em operação e-Phishing
A Polícia Judiciária confirmou ter realizado, durante o dia de hoje, a detenção de 13 suspeitos de participarem num grupo criminoso de phishing, que funcionava a partir de Portugal.
O grupo, que atuava a partir da Área Metropolitana do Porto, terá realizado crimes que permitiram obter mais de um milhão de euros das vítimas. A investigação, apelidada de “e-Phishing” terá concluído com 23 mandados de busca e apreensão, bem como 13 suspeitos detidos.
A investigação terá começado a ser feita pelas autoridades durante o início deste ano, tendo sido descoberto que o grupo realizava várias práticas de burlas e crimes informáticos, com o objetivo de obter regalias das vítimas ou acesso indevido a sistemas de pagamento das mesmas, através de esquemas de Phishing e “CEO Fraud”.
Uma grande parte dos fundos obtidos desta operação terão sido de bancos e entidades sediadas em Portugal. O dinheiro roubado era depois movimentado entre diferentes contas bancárias, também localizadas em Portugal, juntamente com contas estrangeiras, que eram depois usadas para realizar a aquisição de artigos de luxo.
Os detidos possuem entre 20 e 60 anos, sendo que serão agora presentes à autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.