Nintendo lança DMCA a ferramenta de remix de “Rhythm Heaven” no GitHub
A Nintendo é conhecida como uma das empresas que mais defende as suas propriedades, e quando surge algo onde o nome da empresa ou das suas criações seja usado de forma abusiva, esta tende a aplicar medidas imediatas.
Uma das mais recentes ações foi realizada contra o “Heaven Studio”, uma ferramenta de remix para o jogo “Rhythm Heaven”. A Nintendo terá recentemente enviado um DMCA contra o GitHub da ferramenta, devido ao uso de conteúdos protegidos da empresa no mesmo.
De acordo com o portal TorrentFreak, a Nintendo terá enviado um pedido de remoção para o GitHub, onde a ferramenta se encontrava disponível. Juntamente a este foi ainda um pedido para que fossem removidos mais de 290 forks da ferramenta também na plataforma.
De notar que esta ferramenta não é diretamente um jogo, mas possui no seu conteúdo material protegido por direitos de autor por parte da Nintendo, nomeadamente sons e efeitos do jogo original.
A Nintendo alega que a ferramenta usou estes materiais sem os devidos direitos e permissões, e que se encontra em violação dos seus direitos de autor. Como tal, a empresa terá requerido ao GitHub que a ferramenta fosse inteiramente removida da plataforma, juntamente com forks onde a mesma estaria presente.
De notar que a Nintendo apenas pediu a remoção do projeto principal, sendo que a remoção dos forks foi uma medida realizada diretamente pelo GitHub tendo em conta a atividade do projeto – portanto, pode-se dizer que a Nintendo teve mais do que inicialmente esperado.
Os criadores do projeto não possuem certezas se o pedido de remoção terá sido legítimo, mas afirmam que não pretendem lutar contra a Nintendo diretamente para contornar a situação. Invés disso, o código fonte da ferramenta encontra-se agora disponível em outras plataformas.