Embracer Group pretende começar a usar IA para desenvolver jogos
A empresa Embracer Group encontra-se a preparar grandes mudanças na forma como vai começar a desenvolver alguns dos seus jogos, onde a IA vai ser uma forte aposta para a entidade.
Depois de alguns meses em problemas, que levaram mesmo ao corte em vários dos estúdios do grupo, a Embracer Group confirmou agora que espera começar a usar mais Inteligência Artificial para desenvolver os seus títulos.
A empresa mãe de nomes como a THQ Nordic, Gearbox Entertainment e Crystal Dynamics confirmou no seu relatório anual que espera começar a adotar novas ferramentas e funcionalidades com a ajuda de IA, atualizando também as políticas da empresa sobre a tecnologia.
O uso de IA no desenvolvimento de jogos tem sido um tema bastante debatido, com algumas partes a considerarem que pode prejudicar as criações finais. No entanto, o grupo afirma que não usar IA nas suas criações seria dar um passo atrás.
EA, Sony, Square Enix e Ubisoft encontram-se já a usar tecnologias baseadas em IA para a produção dos seus títulos, algo que a entidade pretende não deixar escapar.
“A IA tem a capacidade de melhorar massivamente o desenvolvimento de jogos, aumentando a eficiência dos recursos, adicionando comportamentos inteligentes, personalização e otimização às experiências de jogo,” disse a Embracer no relatório. “Ao aproveitar a IA, criamos experiências mais envolventes e imersivas que proporcionam a cada jogador uma experiência única, dinâmica e personalizada.”
Além de enumerar os benefícios do uso da IA dentro e fora do desenvolvimento de jogos, a Embracer afirmou que compreende que adotar a tecnologia não está isento de riscos. A empresa salientou que a IA pode “produzir resultados antiéticos, tendenciosos, discriminatórios ou completamente errados se não tiver sido devidamente treinada, instruída ou utilizada para fins para os quais não foi projetada.”