Nova falha afeta UEFI de centenas de sistemas com processadores Intel
Um grupo de investigadores revelou ter descoberto recentemente uma nova vulnerabilidade, que afeta a UEFI de alguns sistemas com processadores Intel, da Phoenix SecureCore.
A falha, apelidada de “UEFICANHAZBUFFEROVERFLOW”, afeta o sistema do Trusted Platform Module (TPM), e pode permitir aos atacantes enviarem comandos potencialmente maliciosos diretamente para o dispositivo afetado.
De acordo com os investigadores da empresa Eclypsium, a falha afeta um vasto conjunto de sistemas no mercado, nomeadamente sistemas com processadores da Intel. Os testes iniciais foram realizados e confirmados nos portáteis Lenovo ThinkPad X1 Carbon 7th Gen e X1 Yoga 4th Gen.
No entanto, a falha pode encontrar-se numa lista consideravelmente mais alargada de sistemas, tendo em conta que pode afetar processadores da Intel nas famílias Alder Lake, Coffee Lake, Comet Lake, Ice Lake, Jasper Lake, Kaby Lake, Meteor Lake, Raptor Lake, Rocket Lake, e Tiger Lake.
Entre os fabricantes potencialmente afetados encontra-se a Lenovo, Dell, Acer e HP.
Esta falha afeta diretamente o firmware Phoenix SecureCore, sendo que os investigadores descobriram que é possível manipular a memória durante o arranque do sistema, para potencialmente enviar comandos maliciosos ao mesmo que são executados numa das áreas mais sensíveis do dispositivo.
Isto pode permitir aos atacantes instalarem malware diretamente na UEFI, que permanece oculto nos sistemas e é consideravelmente difícil de identificar pelos meios de segurança tradicionais.
A Lenovo já terá começado a disponibilizar atualizações para a UEFI, de forma a corrigir esta vulnerabilidade. Outras fabricantes devem começar brevemente a realizar a mesma tarefa, sendo recomendado aos utilizadores verificarem o site de suporte dos seus sistemas, por atualizações da BIOS.