Ubuntu vai usar Wayland por padrão para sistemas com placas gráficas Nvidia
A Canonical encontra-se a realizar algumas mudanças importantes para o Ubuntu, que devem altera a forma como os utilizadores de certos sistemas usam o mesmo.
A mais recente versão do pacote gdm3, usada para a interface gráfica do sistema, agora conta com melhorias que vão ativar por padrão o Wayland para os utilizadores de placas gráficas da Nvidia.
Esta ativação por padrão do Wayland em placas Nvidia surge depois de melhorias feitas a nível dos drivers para as placas gráficas da entidade, que permitiram melhorar a estabilidade e desempenho do sistema em geral com o Wayland.
No final, os utilizadores devem beneficiar de melhorias a nível do desempenho gráfico, e todas as capacidades que já são conhecidas para o Wayland. Tecnologias como o HDR também devem encontrar-se melhor suportadas no sistema.
Esta mudança também vai começar a preparar os utilizadores para quando a mudança para esta nova interface for aplicada para todos, com a versão final do Ubuntu 26.04 LTS. Tendo em conta que será uma versão LTS, esta deve ser também uma das versões que mais sistemas devem usar, e portanto, terão de garantir compatibilidade com a funcionalidade.
Esta atualização do pacote deve permitir que a mudança é feita de forma transparente e com um menor número de problemas.