Amazon confirma investigação à Perplexity AI
A Amazon Web Services (AWS) confirmou que vai iniciar uma investigação contra a empresa Perplexity AI, que encontra-se a ser acusada de recolher dados de sites pela internet sem a devida autorização para tal, e usando a infraestrutura da AWS para tal.
As acusações apontam que a entidade encontra-se a realizar o scrapping de conteúdos da internet, sem autorização, para o treino de modelos de IA da mesma. Esta recolha é feita usando os sistemas da Amazon, e mesmo que as entidades externas não pretendam tal recolha de dados.
Esta indicação foi originalmente deixada num artigo do portal Wired, onde foi descoberto que sistemas automáticos da Perplexity AI estariam a realizar a recolha massiva de informações da internet, sem controlo.
Existem ainda indicações que a empresa não estaria a seguir as regras quando uma determinada fonte requeria a eliminação dos conteúdos e bloqueio da recolha de dados.
Face à acusação, a Amazon confirmou agora que vai iniciar uma investigação formal à Perplexity e à forma como a empresa se encontra a fazer uso da AWS, sobretudo no possível abuso da plataforma para o scrapping de conteúdos online.
Em resposta às acusações, a Perplexity já veio dizer que não estaria a recolher de forma massiva conteúdos da internet, e que segue os mesmos padrões de recolha que as restantes empresas no mercado.