Figma suspende funcionalidade de IA por criar designs parecidos aos da Apple
A Figma foi forçada a colocar em pausa o lançamento de uma nova funcionalidade como parte das suas novas revelações na plataforma.
O CEO da empresa, Dylan Field, confirmou que a Figma vai suspender a funcionalidade “Make Design”, que usa Inteligência Artificial para a criação de designs, depois de terem surgido criticas que o mesmo estaria a replicar a interface da aplicação de Tempo da Apple.
A descoberta foi feita por alguns utilizadores nas redes sociais, que indicaram que os designs que eram criados pela ferramenta seriam bastante similares aos existentes na aplicação de meteorologia da Apple, levando a acusações que a Figma estaria a usar o design das aplicações da Apple para treino.
O Make Design foi uma funcionalidade revelada durante o evento Config da empresa, que usa Ia para rapidamente criar interfaces dentro da aplicação e com base nas descrições dos utilizadores. A empresa afirma que este sistema usa modelos proprietários e que foram treinados com várias fontes de informação internas.
No entanto, a empresa pode ter dado prioridade para lançar a funcionalidade o mais rapidamente possível, sem o controlo necessário para evitar possíveis casos de abuso ou de problemas legais. Com isto, a empresa decidiu suspender o lançamento da funcionalidade, e vai agora analisar as possibilidades existentes para melhorar os modelos de criação dos conteúdos.