200 milhões de utilizadores da X podem ter sido afetados em novo leak
Um grupo de investigadores afirma ter descoberto um novo leak associado com a X/Twitter, onde informações sensíveis de utilizadores na plataforma poderão estar presentes.
Os investigadores da Cyber Press afirmam ter descoberto um leak massivo de dados de utilizadores da X, antigo Twitter, contendo quase 9.4 GB de informações. A base de dados conta com mais de 200 milhões de registos, associados com utilizadores da plataforma, o que a confirmar-se, torna a mesma uma das mais elevadas dos últimos tempos.
A base de dados alega conter emails, nomes e outras informações associadas com as contas da plataforma, que podem ser usadas para ataques diretos às mesmas.
Esta base de dados foi colocada em sites da dark web por um utilizador apelidado de “michupa”, sendo que a mesma foi publicada no dia 7 de Julho de 2024. A base de dados conta com 10 ficheiros organizados em tamanhos de aproximadamente 1 GB cada.
A base de dados encontra-se disponível publicamente, portanto não terá sido fornecida para venda – e qualquer um pode rapidamente aceder aos seus conteúdos.
Embora a base de dados não contenha diretamente senhas, possui emails que podem ser usados para ataques diretos ou campanhas de phishing, sendo recomendado que os utilizadores fiquem atento a tais mensagens.
A X não comentou este leak de dados, sendo que o email usado para contacto direto com a empresa apenas se encontra a responder uma mensagem automática – colocada por Elon Musk na altura da sua compra, com o propósito de ser um “meme” do mesmo para com a plataformas de press externas.